segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"A Procura da Felicidade" sob um olhar sociológico...


Como a indústria do entretenimento, no caso, o cinema, favorece o "sistema" ao manter as mentes anestesiadas. Isso sim, um verdadeiro drama da vida real.

A Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith é uma premiada produção da Columbia Pictures do ano de 2006...segue a sinopse.


Sinopse

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
_______________________________________________________

O que causa maior estranheza ao se observar a pirâmide social, nem é a desigualdade nela representada, mas a sua inalterância ao longo do tempo e a atitude dos seguimentos que lhe determinam as posições.

Como pode essa realidade onde muitos trabalham e se sacrificam pelo enriquecimento e boa vida de poucos, não produzir uma indignação suficientemente capaz de mobilizar por mudanças a maioria que se encontra na base?

Dentre os diversos instrumentos que compõem o aparato de controle social pude identificar à partir do olhar sociológico, um bastante eficiente e muito utilizado: Filmes hollywoodianos do gênero drama. O filme que serve de base para essa reflexão narra a história de um representante da base da pirâmide, que ascende socialmente de forma significativa.

A empatia do "público alvo" com o personagem é flagrantemente imediata.

Muitos que assistiram o filme se identificaram, choraram e se animaram em prosseguir lutando pela vida, não obstante todos os percalços.

A mensagem do filme é clara:

Você (da base da pirâmide) também pode chegar lá..."no topo" e ser feliz...

O roteiro do filme condiciona a felicidade à obtenção da satisfação profissional que redundará em riqueza. Fica claro desde o início que o preço a se pagar é elevado, como se o fato de pertencer a base da pirâmide já não fosse um preço suficientemente alto.

O segredo é ser um gênio (lembre-se do cubo mágico) e dar tudo de si. Chris Gardner (Will Smith)evitava até ir ao banheiro para não perder tempo e focar-se excluvivamente na sua obsessão (ser feliz).

Chris Gardner é a encarnação sob medida dos que estão na base da pirâmide e que sonham com melhores perspectiva de vida.

O detalhe cruel é que Gardner atravessa o inferno que sua obsessão lhe impõe na condição de estagiário. Ao final do ciclo preparatório de seis meses, se ele fosse o melhor dentre os concorrentes, (também da base),seria enfim efetivado.

O filme se passa em pouco menos de duas horas, minimizando o fato do esforço de toda uma vida em busca de um melhor posicionamente na pirâmide.

Verdades que saltam aos olhos...

A minoria absoluta consegue "chegar lá" a partir do esforço máximo e isso é vendido como triunfo. Na obsessão para se "chegar lá" perde-se o senso crítico que poderia questionar esse modelo perverso de ascensão social. A massa da base não se junta, não dá a liga que possa lhe garantir substância, pois seus elementos estão todos fragmentados procurando a felicidade individual ao invés da conjunta, que seria a implosão da atual pirâmide e sua substituição por uma ordem mais justa.

O dado concreto é que o drama que emocionou milhões e até produziu neles uma certa motivação esconde um alto grau de perversidade. A "base" é condenada a procurar uma felicidade que sempre lhe pertenceu, mas que lhe é diariamente subtraída por um sistema explorador e, nesse processo de busca, reproduz incessantemente o modelo atual da vergonhosa piramide social.

27 comentários:

Unknown disse...

Que bom encontrar vida inteligente na net, acabei de ler um monte de asneira sobre este filme http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/resenha-do-filme-a-procura-da-felicidade.html
Tive vontade de vomitar.
Parabéns pela reflexão!

Marcelo de Paula disse...

Ferreira, obrigado pelo apoio e incentivo. Li o artigo sugerido e minha reação não foi diferente da sua. Infelizmente o neoliberalismo "reaguiano" ainda é cultuado por uma minoria que desconsidera todo um contexto histórico em sua avaliação.

Thaís disse...

Um filme até que um tanto dramático... Mas em nossa história uma vez foi dita " A vida imita a arte"! Quem disse que era mentira? De fato a ''A vida imita a arte", por mais dramático que possa parecer a história, ela realmente mostrou o que o ser humano passa para conquistar uma vida para si ou para seu primogênito.

Marcelo de Paula disse...

Thaís, eu penso que o grande equívoco do filme é uma inversão de valores, quando associa a felicidade à riqueza, quando sabemos que não é bem assim. Já foi dito também que "os ricos também choram", isso quando não se matam. Veja que há índice altíssimos de suicídio em muitos dos países ditos desenvolvidos...

Psicologia Politizada disse...

Olá Marcelo,
Obrigado pela sua visita em meu blog. Realmente, nós que lutamos por uma causa, e sobretudo, acreditamos nela, não ficamos paralizados diante as mais variadas questões sociais.
Tbm lhe parabenizo pelo seu blog e ainda por compartilhar com seus alunos, que devem seguir um bom exemplo de cidadania.
Estou te seguindo!
abçs

Bruno Alves Cardoso disse...

Bom professor quando eu assistir esse filme no começo eu pensava que eu não ia gostar mas quando eu fiquei mais um pouco ai que eu vi como a vida dele é dramático ai eu passei a assistir esse filme mais quando eu vi a parte que a mulher dele deixou ele
eu não sabia quem estava certo ai depois que eu vi que a mulher não estava mais aguentando mais ficar com ele porque ele chegava na casa deles com aquele escarne a mulher dele ficava muito triste porque já fazia meses que ela fazia hora estra vou falar só isso porque se eu falasse tudo que eu entendi eu ia que ficar a noite toda falando

Adenilson disse...

o filme é muito triste mais também tem suas vantagens a vida traz tristeza mais deixa a melhor coisa a felicidade então ele tentou achar a felicidade mais foi através do filho dele que deu coragem e força de vontade.

Unknown disse...

Muito legal o nosso blog professor tomara que isso faça com que os jovens entre e participe bjs fika com DEUS

Evelyn Martins disse...

sobre o filme

Evelyn Martins disse...

evelyn martins 1°m josé vieira de morais
Bem o filme relata bem a realidae que vivenciamos hoje e sempre, mas como o protagonista Will Smith é milhonário acaba ficando um pouco estranho, mas apesar disso eu acho muito possível que consiguiremos chegar ao topo, mas concerteza quando chegarmos la os que ja estão no topo não vão querer repartir o bolo.

EstefanieChrist_ disse...

estefanie cristina 1ºM vierira de moraes
o filme fala da história de um homem que apesar de não ter muito a seu favor, não desistiu de seus sonhos e mesmo passando por muitas dificuldades continuou com seu filho.
Mostra que apesar da vida não nos sorrir muitas vezes podemos ir além com força de vontade e determinação.
O personagem nos leva a pensar que ao invés de ficarmos na posição de "vitimas do acaso", não podemos nos conformar e sim lutarmos com tudo o que temos e somos para vencer as dificuldades.

Felipe Brito disse...

Felipe Brito 1ºM José Vieira de Moraes
O filme retrata como que é realmente hoje em dia, o drama de que mesmo diante de dificuldades ele sempre sonhava alto, sempre via no que era melhor para ele e a sua família. Ele teve que lutar muito para conquistar os seus objetivos, ele até mesmo foi despejado de sua casa, sua esposa largou ele com seu filho, até mesmo chegou a ser preso porque não havia pagado as contas atrasadas.Chegou até ao ponto de ter que dormir em abrigos,banheiros aceitou fazer um estágio que não dava salário com a esperança de ser o escolhido para o emprego.
Então nos mostra que nada na vida é fácil precisamos lutar para conquistarmos os nossos objetivos, e foi isso o que aconteceu com o Gardner ele sofreu, mas no final conseguiu o que queria.

Samy Hendel disse...

Samanta Hendel 1ºM E.E Prof. José Vieira de Moraes.
O filme "A procura da Felicidade" relata sobre a coragem de um homem que faz parte de uma lado não tão bom da piramide e conta sua história tentando alcançar o topo. Porem durante isso, ele estava como estagiário, e teve que enfrentar muitas dificuldades. Como sair de casa com seu filho de apenas 5 anos, morar nas ruas, em abrigos, e quando ele enfim consegue "chegar lá" ele já esta velho e perdeu muito na vida.
Esse filme serviu de exemplos para muitos.
Mas pensando bem no que adianta dedicar a vida para "chegar lá" e quando chegar, já tiver perdido muitas fases da vida que nem sempre valeu a pena desperdiçar?
O que quero dizer, é que mesmo tendo que sempre lutar para conseguir o melhor,temos que também tentar aproveitar o presente que nunca conseguiremos recuperar.

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Bruno de Souza Gonçalves 1°K E.E.José Vieira de Morais
O filme relata a realidade do dia dia que o cidadão trabalhador tem que enfrentar , o filme é um belo exemplo que você tendo muita disposição , muito esforço , dedicação e força de vontade , você pode conseguir tudo para ser feliz,apesar dele ter perdido muito tempo de sua vida para alcançar a felicidade.

Unknown disse...

Arthur Araújo Oliveira 1ºK E.E Prof José Vieira de Moraes
Esse filme é ótimo já assisti 2 vezes ele mostra que vc tem que ter muita força de vontade e que num pode desistir por nada...
Indiretamente ele fala sobre política... pois lá mostra uma realidade... uma dura realidade... A desigualdade, trabalhamos duro para conseguir nossos objetivos, mais infelizmente nem sempre conseguimos a política no filme mostra a falta de oportunidades das pessoas e pro políticos tanto faz. Ele é despejado e tem que lutar muito mais muito pra conseguir sobreviver com o filho e tentar achar um canto pra dormir mais dá tudo certo e trabalhando duro e tendo perseverança vc consegue por mais difícil que seja. Essa é a vida de que muitos trabalhadores aqui mesmo no Brasil tem que enfrentar.Espero que essa realidade mude e mude rápido

xD disse...

Gabriel Mendes da Silva 1ºK E.E José Vieira de Moraes
O filme passa a todos que o veem, que tudo é possivel.. precisa apenas de esperança que dias melhores irão chegar
mais precisa de grandes sacrificios para que isso aconteça. ele estava numa situação muito ruim, e tinha sua
meta que seria alcançar seu objetivo, (alcançar o topo da piramide e ser feliz)
durante isso, ele estava como estagiário.. e teve que enfrentar muitas dificuldades, Como sair de casa com
seu filho de apenas 5 anos, morar nas ruas, em abrigos
mesmo em seu trabalho, nao recebia por seus serviços prestados, mas o personagem focou tanto nesse objetivo,
que quando conseguiu, ele ja tinha deixado muitas coisas pra trás oque não poderia mais ser recuperado

xD disse...

Gabriel Mendes da Silva 1ºK E.E José viera de Moraes
O filme passa a todos que o veem, que tudo é possivel.. precisa apenas de esperança que dias melhores irão chegar
mais precisa de grandes sacrificios para que isso aconteça. ele estava numa situação muito ruim, e tinha sua
meta que seria alcançar seu objetivo, (alcançar o topo da piramide e ser feliz)
durante isso, ele estava como estagiário.. e teve que enfrentar muitas dificuldades, Como sair de casa com
seu filho de apenas 5 anos, morar nas ruas, em abrigos
mesmo em seu trabalho, nao recebia por seus serviços prestados, mas o personagem focou tanto nesse objetivo,
que quando conseguiu, ele ja tinha deixado muitas coisas pra trás oque não poderia mais ser recuperado

мƒร Base |Fuck ☺ disse...

Kaique De Sousa Coelho 1ºR E.E Prof Alberto Salotti.

Muitas pessoas ficam iludidas com a idéia apresentada nesse filme, que é a de que se você tiver esperança, conseguirá alcançar o topo da piramide e tudo o que desejar.
O que elas não veem é que na realidade, a felicidade (dinheiro) que o ator procurou em todo o filme nunca chegou até ele, porque, na realidade ele nunca esteve feliz.
Ele perdeu sua mulher,morou nas ruas com o seu filho,não teve amigos,se privou de tudo e de todos, e quando ele conseguiu chegar no seu "objetivo" a felicidade não existia mais.

Unknown disse...

Ola Professor ,
Obrigada por ser espontâneo , dizer sobre oque sabe e passar aos seus alunos a realidade do mundo em que vivemos . Sei como aluna que não é fácil sair do meu mundinho e encarrar a realidade .. mais enfim tenho e temos que nos unir contra essa piramide que nem deveria existir , é por isso que a tanta revolta neste mundo . Nos somos roubados e não podemos nos conformar com isso .

izadora disse...

Gosto muito de suas aulas ! Esse texto deixou mais claro o que quer nos mostrar sobre a sociedade,a pirâmide mostra claramente o egoísmo das pessoas em busca somente sua própria felicidade, que no caso do fime é a condição financeira .A felicidade que ele procura é o dinheiro.

Larissa Rocha disse...

Realmente, vi este filme e chorei muito, pois para mim a mensagem realmente era: se você se seforçar e focar no que você quer não há duvudas, em pouco tempo vai estar no "topo", mas agora vejo que o olhar sociológico (um olhar que tambem comecei a adquirir) do filme me traz uma leve revolta, pois enquanto lia pensava "puts! vendo o filme com atenção esses erros passam diretamente a você (que vive na base da piramide)e tocam você pois o sonho de subir é igual, mas simplismente continuamos seguindo o sistema, e nos alienando.

Nick disse...

O filme que muitos acreditam ser ficção, em primeiro lugar, é baseado em fatos reais, ou seja, independente de sua posição na tal "piramide" e o que você representa pra esse tal "sistema", deve se levar em conta que é focado na motivação, por ter excesso de pessoas com mais condições que o protagonista que mão lutar por seus objetivos, passam a deixar a vida passar e assim deixam de viver para apenas sobreviver.
Deve-se também levar em conta que o filme é um exemplo de superação, que a mensagem que ele tem a passar é que todos somos capazes de chegar aos nossos objetivos, qualquer que sejam eles, se ater ao dinheiro como premissa para esse debate é algo que chega a ser medíocre, mas já que o tema é esse, vai uma frase seguida de uma pergunta para reflexão: "A falta de dinheiro traz infelicidade mas o contrário não é certo". Você seria feliz sem ter meios (dinheiro) pra suprir suas necessidades básicas e ter algum lazer?
Ao longo de minha curta experiência, me deparei com diversos "pseudo-educares" (digo pseudo porque não cumprem a sua função e deixam o que devia ser ensinado para tentar formar uma opinião alienada sobre diversos temas que não devem ser jogados na mente de jovens sem formação pra isso, pois isso gera revoltados sociopatas com visão deturpada da realidade - e isso realmente acontece - que tentaram empurrar "goela a baixo" sua visão política, o que inibe o aluno a pensar e mais uma vez o aliena por achar que esse educador, que teoricamente possui mais conhecimento que ele diz,aceitando aquilo como verdade. Não estou aqui para dizer se a sua opinião está certa ou errada,mesmo que esteja implícita a minha opinião neste contexto, mas por ter convívio direto com alguns de seus alunos tenho o dever de te alertar sobre excessos).
Cabe ao educador ensinar aquilo que lhe foi designado, sua disciplina, e dar ferramentas para que o seu aluno forme sua opinião política e pessoal independente da sua.

Aguardo sua resposta e estou disposto a debater sobre o assunto. contato:
ngualthiero@hotmail.com.

Nicholas Gualthiero Araujo - Tecnólogo Em Mecânica.

Verdade ou mentira? disse...

http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/resenha-do-filme-a-procura-da-felicidade.html Esse link tem realmente tudo a ver com o duplipensamento de Jorge Orwell. Escrevi um texto com um tema parecido nesse link, espero que curtam http://verdadeoumentira-mentiraouverdade.blogspot.com.br/2013/07/a-procura-da-felicidade-injustica.html

Unknown disse...

O que precisamos ter é a compreensão de que as coisas na nossa vida são dinâmicas e fluidas . Quando o ser humano está feliz bloqueia a felicidade , pois deseja a eternidade para esse momento .Torna-se rígido , com medo de que o prazer acabe . Quando está infeliz , julga que o sofrimento não terá fim , mergulha na sombra , e assim amplia sua dor .Como as ondas do mar , a vida é dinâmica . É tão certa a subida quanto a descida .Cada momento tem a sua beleza .No prazer nós nos expandimos e na dor nos contraímos .Um movimento é complementar ao outro Saber apreciar a alegria e a dor constitui a base da felicidade . Você não pode ser feliz somente quando tem prazer , pois perderá o maior aprendizado da existência .
Você deve descobrir um jeito de ser feliz na experiência dolorida porque ela carrega a oportunidade de desenvolvimento . Um excelente história dentro do critico e social em que vivemos.

Kelvin Sampaio disse...

Esse é meu professor rapaz !!! #passei por aqui

Unknown disse...

Quando você fala: "é diariamente subtraída por um sistema explorador", o que seria esse sistema explorador ?